Em 2009, nascia o Time de Guerreiros

Há 12 anos, o Tricolor conseguiu um dos feitos mais épicos da história do futebol nacional. No dia 6 de dezembro de 2009, o Time de Guerreiros escapou das suas 99% de chance de rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Para se livrar da queda, o time teria que vencer sete jogos. Um consenso entre o elenco foi o apoio da torcida naquele ano, que demonstrou confiança no trabalho. 

Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!

A reviravolta começou na 32ª rodada do campeonato, quando o Flu venceu o Atlético-MG por 2 a 1. Na sequência, a incrível virada sobre o Cruzeiro, por 3 a 2. Depois, o Fluminense venceu o Palmeiras, por 1 a 0, e o Athletico-PR, por 2 a 1. Na continuidade, o Tricolor superou o Sport por 3 a 0.

Depois da goleada de 4 a 0 sobre o Vitória, na penúltima rodada, a equipe saiu do Z-4. O empate em 1 a 1 com o Coritiba garantiu a permanência na elite. Além de ter superado a queda para a segunda divisão, o time começou a escrever sua história rumo ao título do Campeonato Brasileiro de 2010.

“Em um ano que tinha tudo para ser uma tragédia, mas que terminou com o grupo unido e com a mentalidade de time vencedor, ambos essenciais para tudo o que viria pela frente. Sem dúvida, aquela fuga épica do rebaixamento foi como um título para a gente em 2009, quando tive a felicidade de marcar sete importantes gols nos últimos setes jogos”, declarou Fred, nos dez anos do Tricampeonato.

Texto: Flu-Memória
Foto: Photocamera