Artistas falam sobre homenagem a Marcelo em Xerém

Local onde o lateral Marcelo deu seus primeiros passos no futebol, o Estádio Vale das Laranjeiras, em Xerém, passou por algumas transformações antes de ser rebatizado com o nome do ídolo tricolor. Um dos destaques da nova identidade visual é o muro que recebeu o grafite dos artistas plásticos Marcelo Ment e JC. A dupla já havia feito a pintura de Carlos Castilho no Centro de Treinamento que leva o nome do goleiro, na Barra da Tijuca.

Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!

Tricolores de coração, Ment e JC passaram as últimas semanas no centro de treinamento, em Xerém, para retratar no muro do estádio a trajetória de Marcelo no futebol, desde sua formação nas categorias de base do Fluminense até o seu retorno para conquistar a Libertadores.

“Todo o projeto e o processo criativo foram feitos juntamente com o Fluminense e com a equipe do Marcelo, e eu trouxe alguns elementos que fazem parte do meu trabalho de artista visual, que tem como base as ruas. A ideia é passar movimento, trazer elementos que compõem a carreira dele, uma certa linha cronológica, mas também trazer elementos que fortalecem uma identidade enquanto ídolo tricolor”, explicou Marcelo Ment.

JC destacou a importância de viver a rotina em Xerém para a criação do grafite.

“Tivemos a oportunidade de conhecer pessoas que participaram da formação do Marcelo. Falar com eles, saber como eram as coisas naquela época e vivenciar isso aqui, como tricolor, para mim foi fantástico. Não é só pintar um trabalho, é algo muito além de uma pintura. Cada imagem retrata algo que já foi vivido, traz uma lembrança”, explicou o artista.

Um dos nomes mais atuantes da arte urbana brasileira na atualidade, Ment elogiou a iniciativa do clube.

“Esses projetos resgatam e reverenciam a memória. Não só a memória afetiva, mas a memória que está viva, como é o caso do Marcelo. Homenagear em vida um grande campeão que nós temos, que foi formado aqui, é muito importante. Deixar esse legado para todos os torcedores do Fluminense, mas, principalmente, para a garotada que está aqui, vivendo o dia a dia. Acho que esse é o grande barato desse projeto”, finalizou Ment.

O Estádio Vale das Laranjeiras será rebatizado e receberá o nome de Estádio Marcelo Vieira em solenidade marcada para esta quinta-feira (05/09).

Fotos: Leonardo Brasil/FFC
Texto: Comunicação/FFC