Gurias Gremistas fecham a disputa do Brasileiro Feminino

Brasileirão

Grêmio acabou a competição na sexta colocação geral

29 AGO 2024 16:55

As Gurias Gremistas fecharam a disputa do Campeonato Brasileiro Feminino, na tarde desta quinta-feira. Atuando no Estádio do Canindé, pela volta nas quartas de final, o Grêmio empatou sem gols diante do São Paulo. Pelo placar agregado, com vitória adversária no jogo de ida por 2 a 1, em Caxias do Sul, a equipe finalizou a participação no torneio. Com a sexta melhor campanha geral, o Grêmio está confirmado com o representante gaúcho na edição da Supercopa do Brasil Feminina, no ano que vem.

O Grêmio foi ameaçado pela primeira vez em cruzamento na segunda trave. A atacante adversária apareceu livre para cabecear, aos quatro minutos. A bola quicou em frente a Lorena que se jogou no canto direito para espalmar a conclusão para escanteio. Dois minutos depois, as paulistas saíram jogando errado na defesa e Raquel Fernandes quase interceptou o passe, sendo abafada pela goleira dentro da área.

Aos 21 minutos, Mariana recebeu o passe centralizada com liberdade na intermediaria ofensiva e arriscou o forte chute. A bola passou perto do travessão de Lorena, para fora. Depois disso, a partida ficou mais equilibrada, com muita disputa no meio-campo.

Com o passar do tempo, o Grêmio conseguiu sair mais do campo de defesa, sofrendo faltas no ataque e buscando a bola alçada na área adversária. Teve algumas oportunidades dessa forma, mas não conseguiu a conclusão nas jogadas aéreas.

Em boa jogada ofensiva, aos 39 minutos, Raquel Fernandes recebeu pelo lado direito e atravessou a bola para Giovaninha. Do bico da grande área ela cortou para dentro e devolveu o passe para Raquel. De primeira, a meia arriscou o chute de direita, mas a bola amorteceu na marcadora e foi no meio do gol, para defesa da arqueira.

Para a etapa final, a técnica Thaissan Passos promoveu a entrada de Caty, no lugar de Ludmila. Logo aos dois minutos, após jogada coletiva, Jessica Peña arriscou o chute de fora da área e a bola caiu rápido para passar perto do travessão. No minuto seguinte, o Grêmio roubou a bola no ataque. Dayana Rodriguez deu o passe perto da meia-lua da grande área e Raquel Fernandes arriscou o chute, mas a bola foi fraca, no meio do gol.

A equipe seguiu mantendo o bom momento e chegou em batida rápida de falta de Raquel Fernandes aos cinco minutos. Dani Barão arrancou em velocidade pelo lado direito e deu o passe mais a frente para Giovaninha. Ela dominou já adiantando a bola no corredor para cruzar. O toque foi fechado, em direção ao gol, e a bola encobriu a goleira para explodir no travessão, sem entrar. Grande chance!

Depois da pressão nos primeiros minutos, o jogo voltou a ficar equilibrado, sem mais oportunidades. Por lesão, Jessica Peña deixou o gramado para a entrada de Brito. Na sequência, Dani Barão saiu da partida. Shashá entrou em seu lugar.

Aos 33 minutos, o São Paulo escapou em contra-ataque pelo lado direito. Após a bola ser rolada para a entrada da área, veio o forte chute e a bola passou perto do ângulo direito de Lorena. Dois minutos depois, a bola foi alçada em escanteio e a zaga das Gurias Gremistas afastou parcialmente. No rebote, o chute forte passou por cima.

Por fim, Rafa Levis e Pri Back foram para o jogo, nos lugares de Giovaninha e Raquel Fernandes. Na reta final, o Grêmio pressionou muito, principalmente em bolas alçadas na área do São Paulo. Ainda assim, a zaga adversária conseguiu suportar a pressão.

Agora, o elenco passa a direcionar os trabalhos para a disputa do Campeonato Gaúcho. As Gurias Gremistas entrarão na disputa a partir da segunda fase, no mês de outubro.

Fotos: Staff Images / CBF