Death Note: todas as regras do caderno da morte (e como funcionam)

Publicado originalmente em mangá e, posteriormente, adaptado para anime, Death Note conta a história de Light Yagami, um jovem estudante que encontra o Caderno da Morte. Este artefato tem o poder de matar qualquer ser humano que tenha o seu nome escrito em uma das páginas.

Com todo esse poder em mãos, Raito decide construir um mundo livre de todo o mal, transformando-se no “deus do novo mundo”. Mas, mesmo esse “deus” deve seguir algumas regras se quiser usar o Death Note.

Todas as regras do Caderno da Morte

As regras a seguir foram observadas durante a história da série, seja através do mangá, do anime ou dos OVAS.

O humano que tiver seu nome escrito no Death Note morrerá.

Esta é a primeira é mais importante regra do Death Note. Para que alguém morra através do caderno, o seu verdadeiro nome deve ser escrito numa das suas folhas.

A escrita do nome não terá efeito se o escritor não tiver em mente o rosto da vítima.

Desta forma, pessoas que compartilham o mesmo nome não serão afetadas. Ou seja, não basta apenas saber o nome da pessoa que deseja matar, mas também precisa conhecer o seu rosto e pensar nele enquanto estiver escrevendo no caderno.

Se a causa da morte não for especificada dentro dos 40 segundos, a pessoa morrerá devido uma parada cardíaca.

A partir do momento que o portador do Death Note realiza o “ritual” de escrever e pensar na pessoa que deseja matar, deve dentro dos 40 segundos seguintes explicar os detalhes da sua morte (como o modo, hora, local, etc). Se não o fizer, a parada cardíaca será o motivo da morte ao final dos 40 segundos.

Após a causa, os detalhes da morte devem ser fornecidos nos próximos 6 minutos e 40 segundos.

Após especificar a causa da morte, o portador do caderno tem 6 minutos e 40 segundos para detalhar todo o cenário que causará a morte.

Qualquer tipo de mudança sobre os detalhes da morte também deverá ser feita dentro deste limite de tempo. Para isso, basta riscar o que já foi escrito com duas linhas retas e definir uma nova causa.

No entanto, mesmo alterando a causa e hora da morte, esta nunca poderá ser evitada a partir do momento que o nome da vítima estiver escrito no caderno.

VEJA TAMBÉM:5 Coisas que você precisa saber sobre Light Yagami, o Kira de Death Note!

Após este caderno tocar no solo, ele passa a ser de propriedade do mundo humano.

Ou seja, um humano não pode “tomar” um Death Note que não tenha mantido contato com o seu mundo.
A primeira pessoa que tocar no Death Note logo após este chegar ao mundo dos humanos, será automaticamente o seu novo proprietário.

O proprietário do caderno poderá ver e ouvir o shinigami dono original do caderno.

Cada Death Note é associado a um Deus da Morte específico. Assim, caso um humano se torne dono de um Caderno, este deverá ser capaz de se comunicar com o shinigami que anteriormente possuia o artefato.

O humano que utilizar o caderno não poderá ir para o Céu nem para o Inferno.

O destino das pessoas que usam o Death Note é o MU (o Vazio). Esta revelação foi feita por Ryuk para Light.

Mesmo não sendo o proprietário do caderno, qualquer humano que o toque poderá ver e ouvir o shinigami que segue o humano atual proprietário do caderno.

Um exemplo disso foi quando alguns membros da Força-Tarefa Japonesa e o próprio L tocaram no Death Note que estava sob a posse de Kyosuke Higuchi, conhecido como Yotsuba Kira ou Terceiro Kira.

A partir daquele momento foram capazes de ver e ouvir a shinigami Rem, a deusa da morte que estava acompanhando o atual proprietário do caderno na época.

Outras situações semelhantes acontecem ao longo da série, como quando a equipe do Mello conhece o shinigami Sidoh, que veio ao mundo dos humanos para recuperar o seu Death Note.

VEJA TAMBÉM:42 melhores animes que você não pode deixar de assistir!

A pessoa em posse do caderno será seguida por um shinigami até morrer. Esse shinigami deve escrever o nome da pessoa em seu próprio caderno (caso tenha mais de um) na hora de sua morte.

Light passou a ser seguido constantemente por Ryuk, o responsável por deixar cair na Terra o Death Note que o jovem passou a usar.

Se um humano utilizar o caderno, o shinigami deverá se apresentar ao humano dentro de um período de 39 dias após o primeiro uso.

Ryuk se revelou para Light em apenas cinco dias. Mesmo sem ter a obrigação de revelar para o humano como usar o Death Note, o shinigami explicou para Raito algumas regras e as razões para ter deixado cair o caderno no mundo dos humanos (estava entediado).

Ryuk também deixou bem claro que, quando chegasse o momento, seria ele a escrever o nome de Light em seu Death Note.

VEJA TAMBÉM:L de Death Note: 6 fatos e curiosidades sobre o detetive

Um shinigami pode estender sua expectativa de vida usando o caderno, mas humanos não podem fazê-lo.

Aliás, este é o principal propósito dos shinigami usarem o Death Note. Foi revelado por Ryuk que muitos deuses da morte chegaram a morrer por terem preguiça de escrever em seus cadernos. Para que permaneçam vivos, os shinigami PRECISAM usar o Caderno da Morte.

Um shinigami não pode ser morto, mesmo esfaqueado no coração com uma faca ou tiro na cabeça com uma arma.

Quando Sidoh apareceu para a gangue do Mello foi recebido com uma chuva de balas, mas todas atravessaram o corpo do shinigami totalmente.

No entanto, nem mesmo os deuses da morte são imortais. Foi revelado ao longo da série algumas formas que levam os shinigami à morte. Aliás, Kira se aproveitou de uma dessas condições para matar a shinigami Rem!

O humano com posse do Death Note pode obter os Olhos de Shinigami, e com esse poder o humano poderá ver nomes e expectativas de vida de outros humanos apenas os observando.

Sem dúvida que os Olhos de Shinigami é um poder bastante útil para quem está sob a posse do Death Note e deseja usá-lo com mais liberdade. No entanto, para tudo há um preço…

Para que o acordo dos Olhos seja feito, o humano proprietário do Caderno deve sacrificar metade da sua expectativa de vida, oferecendo-a ao shinigami.

No entanto, caso perca a propriedade do Death Note, a pessoa que fez o Acordo dos Olhos não volta a recuperar o tempo de vida, mas deixa de ter o poder recebido pelo shinigami.

A causa da morte deve ser fisicamente possível em todos os sentidos.

Por exemplo, escrever que determinada pessoa morrerá atropelada por um ônibus NA LUA dentro das próximas duas horas. Obviamente que seria impossível isso acontecer, muito menos em tão pouco tempo.

Quando há inconsistências na causa da morte especificada, então a vítima simplesmente morrerá de ataque cardíaco.

Uma página extraída do Death Note, ou mesmo um fragmento da página, mantém todas as funcionalidades do caderno.

Kira fez isso diversas vezes. Arrancou folhas do caderno ou mesmo pequenos pedaços para carregar consigo de modo mais discreto.

Light chegou a criar um mecanismo em seu relógio onde escondia um pequeno pedaço de papel do Death Note e uma agulha. Este último objeto servia para furar o seu dedo e usar o próprio sangue como tinta para escrever na folha, em casos de extrema emergência.

Isso tudo também prova que não importa o tipo de material que se usa para escrever no Death Note (tinta, sangue, maquiagem, etc). Na realidade, o importante é que o nome escrito seja legível.

A causa e os detalhes da morte podem ser escritos antes do nome. O proprietário tem 19 dias (conforme o calendário humano) para colocar o nome em frente à causa descrita.

Se pôr um nome após este período, a vítima morrerá de ataque cardíaco. A causa anteriormente especificada será anulada.

Mesmo não tendo a posse, qualquer humano pode escrever no caderno e causar o mesmo efeito

Kira explorou essa regra muitas vezes ao longo da série. Por exemplo, mesmo ainda sendo o dono do Caderno, Light o emprestou para Kiyomi Takada, sua ex-namorada. Takada era jornalista e, com a ajuda de Teru Mikami, o X-Kira, tornou-se a porta-voz do serial killer na mídia.

VEJA TAMBÉM:Crítica Death Note Netflix: Como destruir uma série maravilhosa em 100 minutos!

O Death Note não surte efeito com aqueles com menos de 780 dias de idade.

Não adianta tentar matar crianças com menos 2 anos de vida, pois o Death Note não surte efeito – Ainda bem!

Falando em crianças, o Caderno da Morte também não deve ser entregue por um shinigami a pessoas com menos de 6 anos de idade. A exceção ocorre se a criança encontrar o Death Note, quando este é lançado no mundo dos humanos.

A vítima ficará imune aos efeitos do caderno se seu nome for escrito incorretamente quatro vezes de forma não intencional.

Mesmo que escreva corretamente na quinta vez, a vítima já não sofrerá com o destino do Death Note.

Se o escritor errar o nome de sua vitima quatro vezes intencionalmente, ele morrerá e a vítima continuara vulnerável ao caderno.

Atenção, apenas se o erro foi intencional!

No caso de uma pessoa que tenha desistido da posse de seu Death Note, entrar em contato físico com outro caderno terá suas memórias de volta enquanto manter contato físico com o caderno.

Isso aconteceu quando Light tocou no Caderno que estava na posse do Yotsuba Kira, quando este foi capturado pela Força-Tarefa. Mas, se ele largasse o Death Note, voltaria a perder as memórias relacionadas com o Caderno.

Por isso, ele teve que ser rápido em matar Kyosuke Higuchi (usando aquele dispositivo que mantinha em seu relógio) para, assim, voltar a ser o proprietário fixo do Death Note.

Se suicidar é uma forma possível de morte. A princípio, qualquer humano pode pensar em cometer suicídio.

Esta é uma causa de morte bastante usada por Kira para confundir a polícia, além de interromper o padrão de mortes por ataques cardíacos.

No entanto, caso a especificação do suicídio leve à morte de outras pessoas, a vítima morrerá de ataque cardíaco. Deste modo, o Death Note assegura que outras vidas não sejam influenciadas.

Se o caderno for perdido ou roubado, o dono original perderá sua posse se não recuperá-lo em 490 dias.

Lembrando que o dono do Caderno apenas perderá a posse do mesmo se RENUNCIAR ao “cargo”. Se por acaso perder o Death Note e outra pessoa encontrá-lo, sem que haja a renúncia, o proprietário tem 490 dias para voltar a estar com o Caderno em mãos.

Caso contrário a propriedade passa para quem estiver com o Death Note, fazendo com que o antigo dono perca todas as memórias relacionadas com o artefato.

Só podem existir 6 Death Notes simultaneamente no mundo humano.

Neste caso, se um sétimo Death Note existir no mundo dos humanos, este será um simples caderno comum. O caderno extra apenas começará a surtir efeito caso um dos outros 6 seja destruído.

Assim, de acordo com esta lógica, um ser humano pode chegar a ser proprietário de até 6 Death Notes diferentes!

O caderno pode ser emprestado ou alugado, sem haver a troca de posse.

Light fez isso diversas vezes (com Misa Amane e Teru Mikami, por exemplo), principalmente para tentar ilibar o seu nome e afastar as suspeitas de L.

O humano com o caderno emprestado não será seguido pelo shinigami. Além disto, o humano com o caderno emprestado não poderá realizar a troca pelos Olhos de Shinigami.

Teru Mikami somente conseguiu fazer a troca de Olhos de Shinigami quando teve a propriedade do Caderno. Ninguém que tivesse apenas com o Death Note emprestado poderia ter tal poder.

Mesmo sendo capaz de ver e ouvir o shinigami, essas pessoas também não são seguidas constantemente por eles.

Quando o proprietário do Death Note morre enquanto o caderno está sendo emprestado, sua posse será transferida para a pessoa que está segurando-o naquele momento.

Se o shinigami decide usar o Death Note para matar o assassino de um indivíduo que ele favorece, a vida do indivíduo será estendida, mas o shinigami irá morrer.

Falamos mais acima sobre “técnicas” de matar um shinigami, lembra? Rem contou para Light sobre como o shinigami Gelus morreu após salvar a vida de Misa Amane. Assim, ficou claro que os shinigami não podiam salvar os humanos, mas sim matá-los. Caso contrário, como foi visto, deveriam ser punidos com a morte!

Light se aproveitou dessa regra e criou um plano para fazer Rem, que havia prometido proteger Misa, salvar a vida da jovem. Desta forma, o Kira não apenas matou L, como também tirou Rem do seu caminho.

Ah, mas neste caso, quando um shinigami se sacrifica para salvar a vida de um humano, toda a expectativa de vida que o Deus da Morte tinha é transferida para aquele quem salvou. Misa Amane foi salva foi Gelus e por Rem, então estima-se que a sua expectativa de vida seja de milhares de anos!

Se o nome de uma mesma pessoa for escrito em dois ou mais Death Notes, a prioridade será dada àquele que foi escrito primeiro, independentemente do horário estipulado para a sua morte.

Se o nome de uma mesma pessoa for escrito em dois ou mais Death Notes, com uma diferença de até 0,06 segundos, essas descrições serão consideradas simultâneas, invalidando ambas. Assim, a pessoa que teve seu nome escrito no caderno não morrerá.

As duas regras acima regem a propriedade e validade sobre a responsabilidade das mortes provocadas pelo Death Note.

Tivemos um breve exemplo sobre essas regras quando se armou a confusão entre Light, Teru Mikami e a morte da jornalista Kiyomi Takada, lembra?

Uma causa de morte só pode se estender em um período de até 23 dias.

Ou seja, o dono do Death Note tem apenas esse período de tempo para “manipular” a vida da pessoa que vai morrer.

A partir do momento que um nome é escrito no caderno, todos os eventos que levarão a sua morte deverão acontecer no prazo de 23 dias.

Uma causa de morte só pode ocupar, no máximo uma página do caderno.

Mas isso não quer dizer que nome e sobrenome precisem estar seguidos. O dono do Caderno pode, por exemplo, pôr o nome de uma pessoa na frente da página e o seu sobrenome no verso.

Uma pessoa com os Olhos do Shinigami não pode ver a expectativa de vida de outros possuidores incluindo ele mesmo.

Também não podem ver o nome e a expectativa de vida de outros proprietários do Death Note. Desta forma, Misa Amane foi capaz de descobrir, em meio a multidão, quem era o verdadeiro Kira, ou seja, Light Yagami.

O shinigami não deve dizer a seres humanos os nomes ou expectativa de vida de pessoas que ele vê. Isso é para evitar confusão no mundo humano.

Ryuk e Rem, os dois shinigami que tiveram maior relevância na série, nunca chegaram a quebrar esta regra.

Uma vez que o nome da vítima, a causa da morte e a situação da morte ter sido escrito no Death Note, esta morte ainda ocorrerá mesmo que o Death Note ou a parte da nota em que ele foi escrito seja destruída.

Caso o caderno tenha sido destruído e apenas o nome da vítima foi escrito, esta morrerá em 40 segundos de ataque cardíaco. No entanto, caso o dono do Caderno tenha começado a especificar as causas da morte quando o Death Note for destruído, então a vítima apenas morrerá dentro de 6 minutos e 40 segundos.

Todos os seres humanos, sem exceção, irão morrer.
Depois que eles morrem, o lugar que vão é o nada.
Uma vez mortos, eles nunca podem voltar à vida.

Macabro, não?

VEJA TAMBÉM:23 Melhores Animes de Terror para você assistir (se tiver coragem)

Regras falsas criadas por Ryuk

Seguindo um plano criado por Light, Ryuk escreveu duas regras falsas na capa do Death Note, que acabaria por ser descoberto por L. A intenção era confundir os investigadores e evitar que as suspeitas sobre ele aumentassem.

Quando o Death Note for destruído, todos aqueles que tocaram no caderno morrerão.

Todos da equipe de investigação tocaram no Death Note, então com esta regra Light garante que ninguém vá destruir o seu Caderno.

Se o dono do Death Note não escrever nomes no caderno por treze dias, ele morrerá.

Com esta regra, Light prova que não seria o Kira, pois esteve preso por meses sob a vigilância de L. Assim, de acordo com o raciocínio desenvolvido a partir desta regra, se Light fosse o Kira não teria aguentado com vida as duas primeiras semanas no cativeiro em que esteve mantido.

VEJA TAMBÉM:Ryuk de Death Note: 6 características que você precisa conhecer sobre o shinigami

Quantos Death Notes foram usados na série?

1º – Death Note de Sidoh

Este Caderno pertencia ao shinigami Sidoh, mas foi roubado por Ryuk. Este precisava de um segundo Death Note para jogá-lo na Terra, no entanto o Rei dos Shinigami não quis dá-lo outro.

2º – Death Note de Light Yagami

Este é o Death Note de Sidoh, mas que foi entregue ao jovem através de Ryuk que, por este motivo, passou a acompanhá-lo. O principal objetivo de Light era matar todos os criminosos do mundo e se tornar um “deus”. Para isso, assumiu a identidade de Kira (killer, em inglês).

3º – Death Note de Gelus

Depois que Gelus sacrificou a sua vida para salvar Misa Amane, a shinigami Rem ficou com o seu Caderno, passando a ser a nova proprietária deste.

Rem, no entanto, foi ao mundo dos humanos e entregou o Death Note de Gelus para Misa Amane, passando a acompanhá-la. Ao contrário do Caderno da Morte que Ryuk deixou cair na Terra (que está em inglês), o de Misa é escrito na linguagem dos Shinigami.

4º – Death Note de Midora

É usado por C-Kira para matar idosos que desejavam morrer. O serial killer usou o próprio Caderno para se suicidar.

5º – Death Note de Ryuk

Foi usado apenas uma vez durante toda a série, para matar Light.

VEJA TAMBÉM:Shinigami de Death Note: quem são os Deuses da Morte (nomes e características)

Novas regras na adaptação da Netflix

De acordo com Adam Wingard, diretor da adaptação live-action de Death Note pela Netflix, algumas regras foram acrescentadas no novo filme.

“Alguém me disse que os filmes originais, que são muito fiéis ao material original, eram contratualmente obrigados a não alterar as regras. No nosso filme não mudamos nenhuma regra, mas nós acrescentamos algumas. Por exemplo, a regra de que se você não usar o caderno por sete dias ele volta para Ryuk e ele pode fazer o que quiser com um dos nossos. Isso aconteceu principalmente porque queríamos ter certeza de que existisse uma regra que obrigasse Light a usar o Death Note independentemente de ele ter mudado de ideia ou ganhado consciência. As apostas sempre estarão lá em termos de forcá-lo a avançar. Não há volta, em outras palavras. Acrescentamos algumas regras para dar mais complexidade à situação.”

Pelo que deu para perceber, a ideia é conseguir justificar a abordagem diferenciada que o novo filme traz.

O que você acha dessas adições? Será que pode ser a gota d’água para destruir totalmente com a chance do Death Note ocidental ser uma boa surpresa para os fãs? Deixe a sua opinião nos comentários!

VEJA TAMBÉM:11 Easter eggs e referências no Death Note da Netflix

Atualizado em